Marco Bento

Universidade do Minho

Marco Bento é natural de Coimbra. Licenciou-se em Ensino Básico – 1.º Ciclo, pela Escola Superior de Educação de Coimbra, em 2003. Tem uma Pós-graduação em TIC e um Mestrado em TIC, na especialização de Comunicação Multimédia, desde 2013.

Ganhou uma Bolsa de Mérito Académico pelo seu percurso no Ensino Superior, em 2015.
Tem tido o reconhecimento internacional com prémios europeus, que reconhecem a melhor investigação na área das práticas pedagógicas com utilização do digital com crianças (2016) e sobre Ambientes Educativos Inovadores mediados por tecnologia (2018).
Desde 2014, tornou-se autor e responsável por diversas formações, workshops e comunicações sobre a utilização de dispositivos móveis e novos cenários de inovação pedagógica mediados por tecnologia em contexto educativo (mobile learning, ubiquitous learning, flipped learning, gamification, game based learning, project based learning, spaced learning, colaborative and cooperative learning scenarios,…).
Atualmente é investigador no Centro de Investigação em Educação (CIEd), da Universidade do Minho, estando na fase de conclusão do Doutoramento em Ciências da Educação, na especialização de Tecnologia Educativa, com um projeto financiado com uma bolsa de investigação científica atribuída pela FCT no Programa de Doutoramento Technology Enhanced Learning and Societal Challenges (TEL-SC).

Hoje, é também consultor pedagógico e assumiu desde janeiro de 2020 a Direção Pedagógica no Colégio Santa Eulália, em Santa Maria da Feira.
Faz parte de duas redes internacionais, a Rede COST- Digital Literacy Skills and Practices in the Early Years (DigiLitEY), na qual é co-investigador na ação "Competências de literacia digital e multimodalidade: práticas com crianças entre os 4 e 9 anos de idade" e a Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa.
Atualmente é co-investigador nos projetos europeus:
- Gaming in Action - engaging adult learners with games and gamification, projeto internacional com o objetivo de envolver os adultos na aprendizagem através de jogos educativos;

- 12 Habits for Success, projeto internacional com o objetivo de compreender e desenvolver hábitos de estudo numa era tecnológica;

- E-Learning course on Mobile Robotics for Adult Education: the fourth industrial revolution, projeto internacional sobre a formação de professores para trabalhar Robótica Móvel numa sociedade tecnológica.
- Projeto FCT Rekindle+50 - Digital migrations and curricular innovation: giving new meaning to experience and rekindle teaching profession after 50, que pretende reencantar os professores com mais de 50 anos na docência por meio de tecnologia.

Foi co-investigador no Projeto Internacional Bringing Life Into the Classroom, projeto de inovação pedagógica com a utilização de dispositivos móveis na educação, que pressupunha a utilização pedagógica de tecnologias móveis em contexto educativo e Projeto Europeu Games2Learn & Gamification2Engage, que trabalhou e investigou a aprendizagem através do jogo e o fenómeno da gamificação no processo educativo.
Coordena desde há 4 anos o Projeto SUPERTABi (transformar as práticas pedagógicas através do uso de modelos pedagógicos centrados no aluno e mediados por tecnologias móveis, potenciando os novos espaços de aprendizagem), assim como Coordena os Encontros sobre Inovação Pedagógica SUPERTABi para discutir as três dimensões de investigação: pedagogia, tecnologia e espaço de aprendizagem.
É membro e assistente editorial da revista e website Estreiadialogos, da Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa.

© SUPERTABi 2020

Criado e desenvolvido no âmbito do Projeto SUPERTABi por Marco Bento

  • Facebook
  • Preto Ícone Blogger
  • Preto Ícone YouTube